quinta-feira, 9 de maio de 2013

Grupo 4 - Capela de São Lázaro

Capela de São Lázaro
Por Thainá Sousa

A história da Capela da São Lázaro inicia-se com o a do artista Cássio da Rocha Matos, conhecido como Cássio M’Boy. Nascido em 1903 atuou como desenhista, pintor, escultor, decorador, designer, figurinista e vitralista. Iniciou os seus estudos de arte com Georg Elpons e frequentou a Academia Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Chegou à região de Embu das Artes em 1920 sendo reconhecido como um grande artista, possuindo influência junto a grandes artistas da época, como Tarcilla do Amaral e Oswald de Andrade. É considerado um dos criadores da Feira de Artesanatos de Embu no final da década de 60.
Recebeu vários prêmios, em especial na Exposição Internacional de Artes Plásticas em 1037 – Paris. Realizou também sua primeira exposição individual no Museu de Arte de São Paulo em 1950 e, um ano antes de morrer realizou uma exposição na Galeria Encontro de Artes no ano de 1985. Entretanto foi em 1964 que começou a divulgar Embu para o mundo através do 1º Salão de Artes.
Nos anos 20 Cássio M’Boy recebeu um grande tronco de madeira e esculpiu a imagem que seria de São Lázaro. Devido grande fluxo de visitantes na casa de Cássio M’Boy desde a criação da imagem de São Lázaro a comunidade embuense resolve construir em 1934 uma Capela dedicada ao Santo.
Foi realizada uma restauração da mesma para se adaptar aos moldes arquitetônicos do Conjunto Jesuítico em 1969.
Atualmente a Capela de São Lázaro encontra-se fechada.

Interior da Capela de São Lázaro. Foto tirada por Francisca Borges.

Encaminhado em 06/05/2013 por Willian Yamamoto.

9 comentários: